Slide
Auditoria
Condominial
A GRS oferece a prestação de serviços de
Auditoria Condominial – Preventiva ou Investigativa.
Solicitar Orçamento
Auditoria
Condominial
A GRS oferece a prestação de serviços de
Auditoria Condominial – Preventiva ou Investigativa.
Solicitar Orçamento

Auditoria Condominial

PORQUE AUDITAR?

A GRS oferece a prestação de serviços de Auditoria Condominial – Preventiva ou Investigativa.
Avaliamos o sistema de controle interno do seu condomínio, a segurança na prestação de constas e informações gerenciais, minimizando os riscos financeiros e garantindo confiabilidade das informações.
Neste trabalho apresentamos sugestões para a redução de custos e otimização dos recursos.
Um importante investimento para um condomínio é a contratação de uma auditoria especializada em condomínios para revisar todas as suas contas e profissionalizar seu gerenciamento financeiro. Abaixo algumas vantagens de contratar este trabalho:

– Segurança para o síndico em respaldar sua prestação de contas em um relatório de uma auditoria; Confiabilidade e eficácia nas informações e relatórios de prestação de contas por condôminos;

– Avaliação do sistema de controles internos administrativos, visando a minimização de riscos financeiros e tributários diversos;

– Avaliação do gerenciamento administrativo e contábil do condomínio, principalmente em casos de terceirização;

– Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos;

– Apuração e resgate de valores eventualmente desviados do condomínio;

– Muitos condomínios enfrentam graves problemas ligados a apropriação indébita de recursos financeiros, falta de registro de operações, falta de cumprimento de obrigações acessórias, fraudes generalizadas, dentre outros problemas da ordem financeira e administrativa.

– Nosso objetivo é contribuir para promover a segurança e a transparência para os condôminos de que os recursos pagos ao condomínio estejam sendo empregados da forma mais adequada e vantajosa para o fiel cumprimento de todas as sua finalidades.

Nosso serviço de AUDITORIA CONDOMINIAL tem como proposta:
1) INVESTIGATIVA – A verificação de eventuais irregularidades cometidas no passado: A auditoria localiza subsídios que permitam responsabilizar uma administração por possíveis desvios de recursos. Neste caso a Auditoria baseia-se em dados históricos e quando bem sucedida, apresenta os caminhos para que o condomínio possa recuperar os prejuízos sofridos.
2) PREVENTIVA – Evitar prejuízos futuros: Com um objetivo muito mais amplo, visa evitar que o condomínio sofra prejuízos em virtude da má administração ou de atos fraudulentos. Neste caso, a auditoria é realizada periódica e constantemente (mensalmente pasta a pasta). As contas são auditadas e avaliadas regularmente, formando uma base de dados com seus respectivos históricos.
O papel da auditoria preventiva é dar subsídios para que o Conselho Fiscal aprove as contas com maior tranquilidade.
Recomendamos que o trabalho seja feito mensalmente, pasta a pasta, com a emissão de relatório apontando eventuais irregularidades, bem como recomendações para correção das mesmas, proporcionando o fortalecimento dos controles internos. Este método possibilita detectar inconformidades e problemas próximos de sua ocorrência, facilitando a correção e evitando que os problemas persistam. Desta forma, a pasta (preparada pela Autogestão/Síndico, ou pela Administradora) será encaminhada para que a GRS analise antes do Conselho Fiscal.
A auditoria preventiva acaba sendo os olhos dos condôminos no dia-a-dia do condomínio, onde podemos citar alguns benefícios:
• Segurança e respaldo de um relatório gerado por uma auditoria ao síndico, em sua prestação de contas;
• Confiabilidade e eficácia nas informações relatadas;
• Avaliação do sistema de controles internos administrativos, visando a eliminação de riscos financeiros e tributários diversos;
• Avaliação do gerenciamento administrativo e contábil do condomínio, principalmente em casos de terceirização;
• Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos;
• Avaliação geral do negócio para oferecer sempre o melhor custo/benefício para o condômino.
A GRS aplica métodos especializados para executar as revisões preventivas de prestação de contas, examinando a natureza e a razoabilidade de receitas, despesas e investimentos apresentados nos balancetes do Condomínio, emitindo relatórios com avaliações específicas.
Alguns exemplos de possíveis problemas existentes em condomínios:
• Desconhecimento ou falta de controle administrativo;
• O condomínio acredita estar recolhendo corretamente suas obrigações tais como INSS, FGTS entre outros, mas a administradora na verdade não os recolhe;
• Falsificação das guias de recolhimento;
• Recebimentos de cotas em atraso (com baixa na inadimplência) sem a entrada dos recursos na conta do condomínio;
• Acordos firmados com concessão de descontos indevidos; Direcionamento de compras de bens e serviços para determinados fornecedores com pagamento de comissão (propina);
• Superfaturamento de bens ou serviços;
• Criação de falsa demanda para compra de bens ou de serviços;
• Desvios de recursos acobertados por documentos falsos, tais como notas fiscais frias, recibos, holerite, cópia de cheque, etc.;
• Desvios de recursos do caixa pequeno.

Podemos ajudar você?

Entre em contato com a GRS Condomínios e descubra em que podemos lhe ajudar.

Como sócio proprietário da imobiliária D’Casa, tenho a GRS administradora de Condomínio como parceira na administração do Condomínio ÁGATA Centro Empresarial situado na Rua Dr. Pedro Costa, 483, Centro, Taubaté, no qual sou Síndico desde 2013. Saliento que a mesma tem me facilitado o trabalho de gestão deste condomínio pela qualidade dos serviços prestados no que se refere a confiança, agilidade, organização administrativa e responsabilidade nas execuções de suas atividades.”

placeholder
Fernando Mancilha
Fernando Mancilha , Síndico Condomínio Ágata Centro Empresarial

Precisando de uma boa empresa para gerenciar seu condomínio?